Educar para Reciclar
É o investimento hoje
Que dá frutos
HOJE
Educar para trazer frutos HOJE
A educação ambiental é fundamental para garantir um futuro sustentável para todos. Ao aprendermos sobre a importância da conservação dos recursos naturais, da redução do consumo e do descarte correto dos resíduos, podemos contribuir para um mundo mais equilibrado.
Investir em educação ambiental hoje traz resultados imediatos e a longo prazo. Isso porque cada pequena ação que adotamos em nosso dia a dia pode gerar um impacto positivo na preservação do meio ambiente. Com isso, as chances de termos um futuro mais próspero e saudável aumentam significativamente.
De acordo com executivos da indústria, há um aumento nos investimentos em sustentabilidade. Cerca de 50% das empresas aumentaram seus recursos destinados à sustentabilidade nos últimos 12 meses. Além disso, 69% dos entrevistados afirmaram que os recursos financeiros para implementar ações sustentáveis em suas indústrias aumentarão nos próximos dois anos, um aumento em relação aos 63% do ano passado. Também houve um aumento no número de executivos que veem a agenda de sustentabilidade como oportunidades, com 47% agora enxergando-a como tal, em comparação com os 30% do ano anterior.
(fonte: Pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial da CNI - 10/2022)
Sete em cada 10 indústrias vão investir em sustentabilidade
fonte: CNI (2022)
Educação Ambiental não precisa ser difícil e nem caro
Seguimos 4 passos simples para implantar projetos de Educação Ambiental Aplicada para empresas e indústrias
-
1
Avaliação Inicial
Antes da implantação é importante avaliar a situação atual da empresa
-
2
Estabelecer Objetivos
Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis e relevantes para as prioridades da empresa
-
3
Plano de Ação
Deve ser desenvolvido com base nos objetivos e necessidades específicas da empresa
-
4
Avaliar e Ajustar
Garantir que o projeto de educação ambiental seja eficaz e sustentável
Quando se trata de investimentos em sustentabilidade, as empresas tendem a buscar menos incentivos externos, concentrando-se em financiamentos do setor privado. De acordo com a pesquisa, a maioria dos executivos (55%) considera difícil ou muito difícil obter crédito para adoção de ações sustentáveis na produção. Nos últimos dois anos, apenas 23% das empresas pesquisadas buscaram crédito privado, sendo que 15% conseguiram obter financiamento. Entre aquelas que buscaram recursos públicos, 16% solicitaram crédito e 6% obtiveram.
Das empresas que obtiveram crédito público ou privado, o uso de fontes renováveis foi o principal objetivo, com 47% dos entrevistados utilizando o recurso para buscar fontes de energia limpa, seguido por aprimoramento de processos (16%), modernização de máquinas (14%) e ações para redução de resíduos sólidos (6%).
(fonte: Pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial da CNI - 10/2022)